segunda-feira, 30 de março de 2020

Colapso das células do mesófilo

Freqüentemente, durante o outono e a primavera, as plantas de orquídeas apresentam sintomas semelhantes aos de um vírus. Ocorre com mais frequência no final do outono e no início da primavera, e os sintomas geralmente são observados cerca de seis semanas após o dano ter ocorrido. A lesão é o resultado de células mesofilas nas folhas que colapsam devido à exposição a baixas temperaturas.

Os mais sensíveis ao colapso das células do mesófilo são as folhas em desenvolvimento, especialmente na phalaenopsis. Eles podem mostrar sinais de danos após duas horas a 45 ° F (8 ° C). Em temperaturas mais baixas, os sintomas se tornam mais graves com menor exposição. No entanto, uma phalaenopsis com todas as folhas maduras pode suportar até oito horas a 35 ° F (2 ° C) sem problemas.
Este híbrido da Cattleya Alliance mostra danos desagradáveis ​​e permanentes pelo colapso das células do mesofilo.

Causas

O mesofilo é o tecido mole dentro de uma folha, entre a epiderme inferior e a superior, principalmente relacionada à fotossíntese. Também é chamado de parênquima verde; trata-se de um tecido mole constituído por células vivas indiferenciadas, de paredes finas, com espaços aéreos entre elas, a substância primária das folhas, raízes e parte central das hastes.

O colapso do mesófilo pode ocorrer se as orquídeas forem expostas a temperaturas muito baixas do ar ou da água, o que geralmente ocorre nas noites mais frias. Baixa temperatura da água (35 ° a 45 ° F; 2 ° a 8 ° C), ou água com temperatura mais de 25 ° F (4 ° C) mais baixa que as folhas da planta, pode causar o colapso das células do mesófilo. A rega, a pulverização ou a névoa aérea das plantas com água fria ou até a condensação fria caindo nas folhas podem causar esse problema. Como a maioria dos produtores não vê os sintomas até semanas após a ocorrência, pode ser difícil relacioná-los a danos causados ​​pelo frio.

Prevenção

Como nada pode ser feito para reverter esse dano, uma vez ocorrido, a ênfase está na prevenção, e não na cura. Uma das maiores precauções que os produtores podem adotar para evitar possíveis danos é garantir que toda a água que entre em contato com as plantas esteja igual ou superior a 10 ° C (50 ° F), dentro de pelo menos 4 ° C (25 ° F). ) da temperatura da folha e corresponderia à temperatura ambiente na área de cultivo (também a 10 ° C ou acima de 50 ° F). Uma ferramenta conveniente para monitorar e manter a temperatura ideal da água é um acessório de torneira que contém um termômetro, como os usados ​​nos chuveiros do banheiro que ajustam continuamente o fluxo de água a uma temperatura predefinida. Outra opção é permitir que a água fique na área de cultivo até atingir a temperatura ambiente antes de ser usada nas orquídeas

Além disso, proteção extra contra temperaturas frias, por exemplo, aquecedores na área de cultivo e proteção contra ventos frios (vento frio abaixo de 50 ° F [10 ° C]) também pode ajudar a evitar esse tipo de desfiguração.
 

É o colapso das células do mesófilo?

Se você suspeitar que uma planta está sofrendo do colapso das células do mesofilo, uma inspeção rápida, mas cuidadosa, pode ajudar a confirmar ou descartar esse diagnóstico. Verifique não apenas a planta afetada, mas toda a coleção, especialmente as plantas vizinhas.

- Tripes podem causar danos às plantas das orquídeas com aparência semelhante ao colapso das células do mesófilo. Inspecione cuidadosamente as plantas afetadas quanto a tripes ou ovos, que normalmente são colocados logo abaixo da epiderme superior da folha.

- Descartar a possibilidade de danos químicos, verificando cada produto químico usado para dosagem e compatibilidade. Certifique-se de que os produtos químicos utilizados sejam rotulados como seguros para orquídeas e que a dosagem recomendada não tenha sido excedida.

- Embora possa parecer semelhante à primeira vista, o colapso das células do mesofilo pode ser diferenciado dos problemas de vírus, pois ocorre principalmente nas folhas em desenvolvimento e geralmente é evidente em apenas uma ou duas das novas folhas. A próxima folha produzida deve parecer normal.

- Eliminar mudanças repentinas no ambiente crescente ou na rotina cultural como uma possível causa de folhas desfiguradas.

- Mesmo após o diagnóstico de colapso das células mesofilas, é aconselhável manter todas as plantas danificadas segregadas e sob observação cuidadosa por quatro a seis semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial