quinta-feira, 2 de abril de 2020

Caracóis e lesmas

Caracóis e lesmas, pragas onipresentes de orquídeas, podem causar muitos danos a praticamente todas as partes de uma orquídea. Eles esperam a cobertura da noite causar estragos. Caracóis e lesmas, deixados desmarcados, podem infestar uma coleção e matar suas orquídeas rapidamente.

Se você cultivar orquídeas ao ar livre ou em uma estufa, é provável que essas pragas sejam encontradas nas proximidades de sua área de cultivo. Os produtores de interior podem apresentá-los com uma nova planta, que pode abrigar caracóis, lesmas ou seus ovos invisíveis no meio de cultivo.

Caracóis e lesmas comem principalmente flores, raízes e novos crescimentos tenros, embora, se não estiverem disponíveis, consumam qualquer parte da planta. Como eles causam danos principalmente sob a cobertura da escuridão, podem ser difíceis de detectar e erradicar.

Existem muitos tipos diferentes de lesmas e caracóis que comem orquídeas; alguns dos mais comuns são os caracóis de orquídea ou arbusto (Zonitoides arboreus), o caracol de jardim marrom (Helix aspersa), a lesma de campo (Deroceras reticulatum) e a lesma de pântano (Deroceras laeve).
No início da manhã, você ainda poderá encontrar um caracol que come suas flores.


Ciclos de vida

Como essas criaturas são hermafroditas, cada indivíduo possui órgãos masculinos e femininos e é capaz de pôr ovos. O ciclo de vida das várias lesmas e caracóis que atacam as orquídeas geralmente dura cerca de um ano no estágio imaturo e um segundo ano na idade adulta. Os imaturos são menores em tamanho e mais leves, mas, de outra forma, se assemelham a adultos em forma. Os adultos depositam até 300 ovos em lotes de 10 a 50 cada. Esses ovos eclodem na primavera em menos de 10 dias durante o clima mais quente ou até 100 dias em temperaturas mais baixas. O período médio de maturação é de cerca de um mês.

Ao controle

Se as próprias criaturas não são visíveis quando a planta é inspecionada, os sinais reveladores de sua presença incluem sua trilha translúcida de lodo brilhante; buracos com bordas marrons desiguais comidos através dos tecidos das flores; raízes mordiscadas (raízes mais grossas podem ter apenas pequenos orifícios semelhantes a marcas de pock comidas, enquanto raízes menores e mais finas podem ser comidas limpas; novas e delicadas pontas de raízes são especialmente vulneráveis); e novos crescimentos podem ser danificados ou mastigados até um nó.

Para controlar caracóis e lesmas, iscas geralmente estão disponíveis em lojas de artigos para jardinagem. Além disso, vários remédios de baixa tecnologia, baixo custo e baixa (ou nenhuma) toxicidade foram desenvolvidos. Sempre que controles químicos forem empregados, verifique se o produto foi aprovado para uso em orquídeas e siga cuidadosamente todas as instruções para o uso seguro do produto. Considere também a saúde de qualquer animal de estimação e seus filhos.

Metaldeído

(isca ou poeira) Os produtos que contêm metaldeído são eficazes contra caracóis e lesmas, mas altamente tóxicos para os mamíferos. Se ingerido, mesmo pequenas quantidades desse produto químico podem causar graves danos nos nervos e rins em humanos, animais de estimação e animais selvagens.

Sluggo, EscarGo e Worry Free

Esses controles de lesmas e lesmas são iscas orgânicas nas quais o ingrediente ativo é o fosfato de ferro. Eles são seguros para usar em torno de animais de estimação e animais selvagens. Uma vez que as iscas são comidas, os caracóis e lesmas param de se alimentar e morrem em poucos dias. As iscas são biodegradáveis; portanto, o que não for consumido se degradará no solo ao longo do tempo.

Fita de cobre

Pretende-se que isso atue como uma barreira para lesmas e caracóis, pois contém uma pequena carga elétrica que repele as criaturas. Esse método é mais eficaz quando as plantas a serem protegidas estão localizadas em um banco ou em uma área que pode ser isolada pela fita (verificando primeiro para garantir que nenhuma dessas pragas já esteja dentro da área protegida e fique presa entre suas plantas). A fita deve ter pelo menos uma polegada de largura e pode ficar suja depois de um tempo, necessitando de substituição. Sua eficácia é questionável; enquanto alguns produtores juram, outros parecem jurar.
Caracóis e lesmas podem causar danos às raízes das orquídeas a ponto de parar de crescer. Como com qualquer praga de mascar, eles podem espalhar doenças.

Terra diatomácea ou cinza seca

Em quantidade suficiente, esses materiais criam uma barreira, lesmas e caracóis não conseguem atravessar. Eles precisam ser colocados em quantidade suficiente para repelir moluscos; uma faixa de 3 polegadas de largura e 1 polegada de altura deve ser suficiente. Ambos perdem sua eficácia quando ficam molhados e, portanto, pode não ser a melhor escolha de repelentes.

Predadores

Cobras, sapos, pássaros, gambás, tartarugas e sapos desfrutam de um bom lanche de lesma ou caracol, se conseguirem um. Como tal, eles fazem grandes controles biológicos. Consulte o clube de jardinagem local, o escritório de extensão agrícola ou pesquise on-line para encontrar predadores nativos da região e formas de incentivá-los a visitar sua área de cultivo.

Cerveja

Um favorito de alguns seres humanos, além de moluscos, a cerveja atrai caracóis e lesmas. Coloque um ou mais recipientes pequenos (comida de gato vazia e limpa ou área ideal para latas de atum) cheia de cerveja suficiente para afogar um caracol ou lesma na área de cultivo. Esvazie a cerveja velha e as pragas mortas a cada poucos dias, conforme necessário, e substitua por cerveja fresca.

Alimentos para animais de estimação

Umedeça os alimentos secos para cães ou gatos e coloque uma lata de torta de papel alumínio invertida, sustentando a lata o suficiente de um lado para que as criaturas possam ficar por baixo. Verifique a lata todas as manhãs, removendo e destruindo os caracóis e lesmas acumulados.

Colheita manual

Esmagar, matar, destruir. Embora demorado e às vezes confuso, esse ainda é um método de controle eficaz (e satisfatório). Saia regularmente após o anoitecer com uma lanterna e retire e destrua quaisquer lesmas e caracóis encontrados nas plantas. Não use sal diretamente nas criaturas; embora isso os mate, também pode entrar em suas plantas e no ambiente em crescimento, causando danos indesejados. Melhor deixar cair as pragas em um recipiente com solução de água salgada.

Como é provável que nenhum método seja completamente bem-sucedido na erradicação de lesmas e caracóis, girar ou combinar diferentes controles pode ser a melhor defesa contra essas pragas. Vigilância e diligência são a melhor maneira de manter suas orquídeas livres de pragas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial